Depressão um Conjunto de Transtornos de Humor

Os benefícios da Psicopedagogia
25 de agosto de 2021
Ansiedade em Tempos de Pandemia
8 de setembro de 2021

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

Uma doença recorrente na clínica, que ainda esbarra em negligências e preconceitos, a Depressão é o nome que damos a um conjunto de transtornos de humor.

Diferente da tristeza comum, a sensação é de uma angústia inexplicável, que alguns definem como “vazio”, “buraco”, “desânimo”, “cansaço extremo” e, comumente confundida com “preguiça”. É uma doença incapacitante e perigosa, quando não tratada de forma adequada. Alguns tipos comuns são:

Transtorno Distímico / Distimia

Quadro crônico, onde a pessoa experimenta uma espécie de mau humor constante. Pessoas que se sentem sempre “na fossa”.

Depressão Sazonal

A mais comum ocorre no inverno, com aumento de apetite e aumento de horas de sono. São pessoas sensíveis à falta de luz. Recorrente em países próximos dos polos terrestres.

Depressão Involutiva

Associada à faixa etária idosa. Pessoas saudosistas e com dificuldade em lidar com a própria finitude, restrições e perdas causadas pelo avanço da idade. Costuma evoluir por volta dos 65 anos e é mais comum em mulheres.

Depressão com Início no Pós-Parto

Refere-se a uma depressão severa logo após a mulher dar à luz. Alguns sintomas de depressão, ansiedade, irritabilidade, perda de apetite, distúrbio de sono, tendência ao choro e instabilidade emocional são normais e esperados após dar à luz. Estas respostas ocorrem pelo desconforto físico e o estresse associados ao trabalho de parto e ao parto, as mudanças hormonais que ocorrem com o nascimento da criança, entre outros fatores, porém o natural é que os sintomas desapareçam em poucos dias, enquanto o transtorno pode se prolongar por anos.

Os transtornos depressivos são doenças que causam disfunção bioquímica no cérebro, necessitando de tratamento medicamentoso em conjunto com a psicoterapia. Suas causas podem ser genéticas e desencadeadas por gatilhos ao longo da vida.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/depressao-entrevista/amp/

 

Precisando de Ajuda?

 

Compartilhe

2 Comments

  1. […] pessoas que sofrem de depressão: por esta intenção, o Papa Francisco pede as orações dos fiéis neste mês de […]

  2. […] com a orientadora da escola de seus dois filhos, a mesma disse que os casos de ansiedade e depressão têm aumentado dentro do ambiente e, recentemente, alunos de uma sala de Fundamental II passaram por […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×